Florianópolis e Toda Santa Catarina

 

BEM-VINDO A SANTA E BELA CATARINA!

Santa CatarinaSanta CatarinaSanta CatarinaSanta CatarinaSanta Catarina

 

Santa Catarina possui espetacular diversidade de paisagens e de culturas.

Os contrastes geográficos e histórico-culturais privilegiam o turismo - são muitos os destinos, roteiros e programas, em todas as regiões do estado, durane o ano inteiro.

No litoral, com 560 km de costa caprichosamente desenhada, há centenas de belíssimas praias. No interior, o cenário alterna paisagens rurais, núcleos urbanos progressistas e uma natureza exuberante: montanhas, cânions, vales sinuosos, rios e centenas – talvez milhares, ninguém sabe ao certo – de cachoeiras escondidas na Mata Atlântica mais preservada do Brasil. A Serra Catarinese tem picos que atingem altitudes próximas a 2 mil metros e é um dos raros locais onde ocorre neve no Brasil.

A hospidalidade é característica marcante da gente catarinese, que cultiva a arte de bem servir em todas as dez regiões turísticas do estado - Grande Florianópolis, Costa Verde e Mar, Serra Catarinese, Escantos do Sul, Caminho dos Cãnions, Vale Europeu, Caminho dos Principes, Vale do Contestado, Grande Oeste e Caminhos da Fronteira.

GRANDE FLORIANOPOLIS

 

FlorianopolisFlorianopolis

 

A capital de Santa Catarina reúne conforto e agitação de centro urbano desenvolvido, ao mesmo tempo em que oferece oportunidades de contato íntimo com a natureza. Mar, morros e bosques de Mata Atlântica compõem um cenário deslumbrante. A herança dos colonizadores açorianos acrescenta charme e história às belas paisagens, tornando a cidade um centro de turismo internacional.

 

 

COSTA VERDE E MAR

 

 

O litoral catarinense é um dos mais bonitos do Brasil. A Rota do Sol é um mostruário completo de suas belezas mais expressivas: praias de areias brancas e águas azuis transparentes, emolduradas por morros verdejantes; balneários movimentados com agitada vida noturna e recantos bucólicos, alguns quase selvagens; enseadas abrigadas e praias de mar aberto.

 

 

 

SERRA CATARINESE

 

 

As montanhas da Serra Catarinense, região com altitudes de quase 2.000 metros, registram as temperaturas mais baixas do Brasil. Foram os fazendeiros da região que criaram o turismo rural, adaptando suas fazendas centenárias para receber hóspedes. Os serranos encantam os visitantes com a hospitalidade calorosa, a comida farta e deliciosa e a oferta de atividades ao ar livre, como as cavalgadas, que rapidamente sintonizam o visitante com a natureza.

CAMINHO DOS PRINCIPES

 

 

 

As tradições européias herdadas dos colonizadores europeus estão entre as características marcantes do Caminho dos Príncipes. Apesar de concentrar o maior pólo industrial do Estado, conserva a beleza natural da Serra do Mar e do seu entorno - além da Mata Atlântica, com seus córregos e cachoeiras, e da Floresta de Araucárias nos planaltos da Serra Geral, há ainda encantadoras paisagens rurais. No litoral, a Baía da Babitonga e a cidade histórica de São Francisco do Sul completam o roteiro.

 

VALE EUROPEU

 

 

 

O Vale do Rio Itajaí foi colonizado por imigrantes europeus, principalmente os alemães, que fundaram Blumenau em 1850. No último quarto do século XIX, os italianos instalaram-se próximo às povoações germânicas já existentes. Os descendentes desses povos preservam os costumes dos antepassados na culinária, na arquitetura, no folclore, nas danças e nas festas. A natureza privilegiada da região propicia inúmeras opções de ecoturismo e turismo de aventura.

 

 

ESCANTOS DO SUL E CAMINHO DOS CANIONS

 

 

No Encantos do Sul, cidades históricas portuguesas exibem paisagens com natureza preservada – praias, lagoas, baías e enseadas protegidas, nas quais as baleias Franca buscam refúgio para procriar e amamentar seus filhotes. Em direção ao interior, há duas dezenas de cidades fundadas por imigrantes italianos, algumas pequenas localidades de origem alemã e um grande complexo termomineral. No Caminho dos Cânions ficam os parques nacionais Aparados da Serra e Serra Geral, que abrigam os cânions Itaimbezinho e Fortaleza.